Nome ϟ●• Jogos Vorazes
Autora ϟ●• Suzanne Collins
Páginas ϟ●• 397
Editora ϟ●• Rocco
Nota ϟ●• 10


Sinopse

Jogos Vorazes acontece em um período não identificado do futuro, em uma nação conhecida como Panem, isso tudo após a destruição da América do Norte. Panem consiste em um rico distrito, a Capital, e ao redor desse há outros doze distritos mais pobres.
Como castigo por uma rebelião anterior contra o Capitol, a cada ano um menino e uma menina de cada distrito, com idades entre doze e dezoito anos, são selecionados por sorteio e forçados a participar dos Jogos Vorazes, um evento televisionado onde os participantes, ou “tributos”, devem lutar até a morte em um arena ao ar livre, até que apenas um permaneça.
A história segue a vida de Katniss Everdeen, uma menina de 16 anos que se voluntaria a jogar o 74º Jogo no lugar de sua irmã mais nova, Prim, quando essa foi escolhida para participar dos Jogos. O rapaz Peeta Mellark também foi escolhido para participar, sendo este do mesmo distrito que Katniss, ele já salvou a vida dela dando o próprio pão, quando a família de Katniss estava passando fome.

ϟ●•

O melhor livro? Sim, com certeza. Esse é um livro que protesta, em entrelinhas, contra a nossa sociedade. E é isso que faz dele um ótimo livro. Isso e o universo completamente original que Suzanne Collins criou. 
Panem é um enorme distrito, onde seu centro é a Capital. Além da Capital, existem outros 12 distritos. Antes, porém, eram 13 distritos, até que todos se rebelaram contra a Capital e o distrito 13 foi completamente destruído, restando apenas 12. Como punição, todo ano a Capital faz um sorteio, no qual um casal de cada distrito é escolhido para participar dos Jogos Vorazes - aposto que com a minha sorte, eu rapidamente ia ser sorteada :D. Os Jogos Vorazes, nada mais são do que um jogo de morte, onde os jovens de até 18 anos tem de matar um ao outro. O vencedor fica milionário.
A partir dos 12 anos é preciso colocar um papel com seu nome. Aos 13, dois papeis. E assim por diante, até os 18. É claro que uma criança de 12 anos tem muita pouca chance de ser escolhida. Mas toda essa mínima porcentagem se volta contra Prim Everdeen, e a garota de 12 anos tem seu nome anunciado para participar dos Jogos. É claro que Katniss Everdeen, a irmã mais velha de Prim, se voluntaria para participar dos Jogos no lugar da pequena irmã. Para ela, estava tudo bem morrer se isso fosse preciso para salvar a vida da irmã, que jamais sobreviveria. Até que o nome de Peeta Mellark é anunciado. Peeta, o filho do padeiro. O garoto que salvou Katniss e sua família da morte. E agora? Katniss vai mesmo ter que matar o filho do padeiro?
"Jogos Vorazes" tem páginas e mais páginas sem um único diálogo. Eu realmente pensei que não fosse gostar disso, já que sou amante de diálogos, mas nesse livro eles não me fizeram a menor falta. Seja porque a narração é realmente boa, seja porque o enredo é realmente bom. 
Já vi tantas pessoas fanáticas por essa série que acho que a cota de fãs para Jogos Vorazes já estourou. Por isso não faço parte desse time rs
Chega um ponto desse livro que você fica com raiva por as coisas serem tão óbvias. Mas então você descobre que Suzanne jamais seria capaz de escrever algo tão óbvio assim. Mas mesmo no final meu queixo não caiu, porque simplesmente não podia ser diferente do que foi.Não pense, no entanto, que a autora não sabe ser cruel. Porque de crueldade ela entende bem. Lançar flechas nos olhos de esquilos não é nada. Existe um limite, é claro, entre crueldade e violência. Eu, por exemplo, não achei o livro violento. É óbvio que pessoas - crianças - morrem, mas é de uma forma sutil, chega a ser até normal. Você entendeu o quanto esse livro consegue ser real?
Depois que o li comecei a perceber o quanto nosso mundo precisa de carinho. Nas páginas de JV eu senti fome, senti sede, senti dor. Tudo o que Katniss sentiu eu senti. E será mesmo que as nossas ruas são assim tão diferentes das ruas de Panem? Será que em nossas ruas também não existem pessoas passando tanta fome como a família de Katniss? Será que a nossa Capital, da nossa Panem, também não faz com que crianças lutem por suas vidas tão cruelmente assim? Eu acho que sim. Eu tenho certeza que sim. E é por Jogos Vorazes mostrar isso que ele é um livro tão bom. Não tem muita ficção nas páginas se você parar para pensar. Então, se você não quiser ler Jogos Vorazes como um passatempo, ao menos leia como uma lição de vida. Com certeza depois que você terminar não vai se arrepender! E que venha Catching Fire. Ah, que comecem os Jogos Vorazes para você ;)

 

7 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Tici! Muito em breve pretendo ler Jogos Vorazes.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adoreiiii a resenha. Quando vi que tinha sido resenha de Jogos Vorazes, tive que parar para ler. Não achei que o livro fosse tão ''real'', sabe? Mas meu deus, deve dar muito dó ler ele. Me deu até medo agora, rs. Mas já que é uma lição de vida, achei bem legal isso. Mas eu to muitooo curiosa pra ler esse livro e saber logo o final. Mas né, ele é bem carinho... =[ Enfim, beijão.

    Luiza,
    Express Coffee

    ResponderExcluir
  3. Adoorei a resenha *------* Estou com ele akie em ingles para ler! :s Acho que depois desta resenha vou passar ele pare frente rsrsrs.. Me parece ser um ótimo livro :o
    Beijos
    Carol {SobreUmLivro}

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha *-* Que coisa, só eu não li esse livro ainda, odeio isso UAHSUAHS mas esse ano ainda vou comprar e ler, espero UASHAUHSU

    Beijos, Vanessa
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  5. Ei Lets!
    Quer dizer que vc não virou fã? Eu gostei, mas tb não foi 'ohhh...melhor livro que eu já li'.
    Tb achei bacana e válida as críticas sociais.
    E assim como vc, estou esperando a boa vontade da Rocco para publicação do próximo volume.
    Bjins

    ResponderExcluir
  6. Ain, eu também AMEI MUITO Jogos Vorazes, acho melhor a rocco andar logo com a publicação desse livro ou cabeças vão rolar (MUAHAHAHAHA #soudomal)
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha,ficou muito boa,eu já estava querendo ler Jogos Vorazes,agora quero ler mais ainda. Parabéns pelo blog,ele é otimo.Beijos!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita *-*

- Seu comentário é muito importante para mim ^^ Critique, elogie, dê sua opinião ^^

- Por favor, não deixe links no comentário. Eu sempre visito os blogs/sites de quem comenta aqui =)

- Se precisar falar alguma coisa que não tenha relação com o assunto do post , entre em contato através do e-mail =)

- Eu não aceitarei comentários ofensivos =)

Quem sou eu

Minha foto
18 anos, estudante do 1°semestre de Publicidade e Propaganda. Acredita em Deus mais que em qualquer outra coisa. Apaixonada por sua família, filmes e pelos livros, claro. Viciada em seriados (The Vampire Diaries, Arrow, Grey's Anatomy, Two and a Half Men, entre muitos outros), poderia passar o dia assistindo-os. Fazer as pessoas sorrirem, é algo do qual não abro mão :)
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog